Pri Koiyama na cozinha

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Shake do bem


A receita de hoje é uma delícia, um Milk Shake do bem!

Tudo bem que você vai dizer que o Milk de Ovomaltine do Bob´s é melhor, mas eu posso garantir que, nutricionalmente, o meu ganha! Leva ingredientes fáceis de encontrar, a fruta da estação, tem um visual bacana e é bem saudável!

Então, vamos festejar à saúde, aos alimentos funcionais e à longevidade!

Para convencer você, caro leitor, busquei informações sobre itens que compõe a receita! Se ao final não se convencer, eu digo: faça a receita e vai ver que é uma delícia! E sacia o apetite!


Aveia/ Farelo de Aveia

A aveia (Avena sativa L.) é um cereal de excelente valor nutricional. Possui cálcio, ferro,proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Vários estudos são realizados com esse cereal pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e na manutenção de seus níveis adequados.

Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).

Nos Estados Unidos, o FDA (Food and Drug Administration – EUA) autorizou a rotulagem de produtos à base de aveia com as seguintes informações: "Dietas ricas em aveia ou farelo de aveia e pobres em gordura saturada e colesterol podem reduzir o risco de doenças coronárias". Isto foi baseado em múltiplos estudos clínicos sobre os efeitos de aveia e farelo de aveia na redução do colesterol sérico e na consequente diminuição dos riscos de doenças coronárias. As propriedades hipocolesterolêmicas da aveia são atribuídas principalmente às β-glucanas, que é um tipo de fibra solúvel.

(fonte: http://www.novasemente.org/site/vivamelhor/aveia-e-seus-beneficios)


Morango

O morango é rico em vitamina C e, por isso, o consumo da fruta evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Ele também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.

O morango também possui, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como Niacina. Ela tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Na fruta, também é encontrado Ferro, que faz parte da formação do sangue. "O morango é recomendado como auxiliar do tratamento da gota e do reumatismo. Ele é também eficiente contra infecções do fígado, da garganta e das vias urinárias".

(fonte: http://www.aboaterra.com.br/bomsaber/?id=255)

Beneficios Do Leite de Soja

Naturalmente baixa em gorduras saturadas

O extrato de soja tem naturalmente poucas gorduras saturadas e contém gorduras poliinsaturadas (gorduras “boas”) para uma dieta equilibrada.

Contém naturalmente ómega 3 e 6

Ómega 3 e o ómega 6 são as "gorduras boas" que ajudam a manter o coração saudável.

Sem adoçantes, corantes nem conservantes artificiais

A gama Alpro® soya é isenta de adoçantes, corantes e conservantes artificiais.

0% de colesterol

Livre de colesterol significa que pode desfrutar da Alpro® soya sem limites.

Isenta de proteínas do leite de vaca e de lactose, é inteiramente de base vegetal, o que significa que os nossos produtos são adequados para vegetarianos, vegans e pessoas alérgicas à lactose.

Contém Fibras

Uma parte importante de qualquer dieta!

Contém proteínas vegetais

A soja é uma das melhores fontes vegetais de proteína. Contém uma proteína vegetal com todos os 8 aminoácidos.

Enriquecida com cálcio e vitaminas

Baixo teor de sal

Fácil de digerir

Benefícios específicos para a saúde:

Colesterol

A integração da soja na alimentação facilita a obtenção de um estado nutricional mais saúdavel. Actualmente, diversos estudos científicos demonstram que a soja pode contribuir activamente para a redução dos níveis de colesterol.

Intolerância à lactose

Os produtos Alpro soya são inteiramente fabricados à base vegetal, o que significa que os nossos produtos são adequados para vegetarianos, vegans e pessoas alérgicas à lactose.

Menopausa

A menopausa é frequentemente acompanhada por diversas queixas: afrontamentos, suores nocturnos, sensação de cansaço, irritabilidade, dores de cabeça, etc. Estes sintomas ocorrem pois durante a menopausa os níveis de estrogénio no organismo diminuem.

A soja contém isoflavonas que têm a capacidade de se ligarem a receptores de estrogénio e de exercer uma fraca actividade estrogénica.

Saúde dos Ossos

Os resultados de estudos comprovam que as isoflavonas podem atenuar a perda óssea. Esta atenuação, especialmente se continuada pelo período pós-menopausa, poderá traduzir-se numa redução do risco de osteoporose.

Diabetes

A diabetes é uma das doenças crónicas mais comuns, com cerca de 100 milhões de casos no mundo. A diabetes aumenta também o risco de doença cardiovascular. Neste momento existem muitos estudos sobre os efeitos benéficos da soja sobre as doenças cardiovasculares.

(fonte: http://www.alprosoya.pt/e-a-minha-sade.html)


Farinha de Maracujá

A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação!




Farinha de Linhaça Dourada

Conhecida também como semente do linho, a linhaça é uma fonte vegetal rica em ácido graxo omega 3 que tem efeitos benéficos a nossa saúde por diminuir os riscos de doenças cardiovasculares como o infarto e a trombose. A semente de linhaça também é rica em lignina, um fitoestrógeno que pode proteger contra a osteoporose e o câncer de mama. Os fitoestrógenos são substâncias de origem vegetal que tem ação semelhante, mas com muito menos intensidade, aos estrógenos (hormônios femininos).

A ingestão de 45 g de semente de linhaça (3 colheres de sopa) por dia pode diminuir os sintomas da menopausa, como fogachos.
A semente de linhaça também é rica em fibras e para ajudar no funcionamento do intestino deve-se ingerir 15 g de semente de linhaça triturada (1 colher de sopa) por dia, juntamente com líquidos.



Vamos a receita!


Milk Shake do Bem

(rendimento:1 copo de 250 ml)

1/2 pote de iogurte desnatado
2 colheres de sopa de leite de soja
1 xícara de água bem gelada
1 colher de sopa de farelo de aveia
1 colher de café de farinha de maracujá
1 colher de chá de farinha de linhaça dourada
5 cubinhos de gelo
4 unidades de morango grande ou 8 pequenos

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome imediatamente! Importante, deve ser consumido na hora!


Nenhum comentário: