Pri Koiyama na cozinha

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mini-bolos versáteis





Hoje tive uma estréia na cozinha hoje.
Me deu uma vontade de comer mini-bolo, para os chiques e luxuosos, cupcake! E olha que da cesta de café da manhã que dei à minha mãe ainda tinha um daqueles, industrializados. Mas eu não gosto deles, confesso.
E também esfriou, choveu, tá nublado. Céu nublado me dá agonia, me causa faniquito...ou seja:eu TENHO que ir pra cozinha me distrair!
Foi então que a idéia, brilhante e reluzente veio: vamos fazer uma "mini" receita, de "mini" bolo, e gastar um "mini" tempo e ter um "máxi" resultado! Fiz na mão, artesanalmente e com carinho. Para os primeiros mini-bolos da vida, ficaram ótimos!

Versátil porque Pri???
Versátil porque a massa é neutra e comporta várias traquinagens. O rendimento é de 15 bolinhos! Como descobri? Fiz a massa básica, peguei um potinho, a cada 4 colheres de sopa de massa base, misturei um elemento: chocolate em pó e nozes, na outra leva côco, na outra baunilha e castanha de cajú. E uns tinham recheios: pedacinho de chocolate, cubinho de goiabada, bolinha de doce de leite...
Vamos compartilhar?

A receita


INGREDIENTES:

2 ovos (retire a pele!)
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
1 xícara (chá) de leite 
1 colher (sopa, rasa) de fermento em pó
1 colherinha de café (aquela miudinha) de bicarbonato de sódio 

Primeiro, separe todos os utensílios e ingredientes! pré-aqueça o forno na temperatura mínima. Peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato e reserve. É importante esse processo, ok?
Numa vasilha, coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar e com o batedor de mão, misture bem ambos. Acrescente os ovos e energia amigas, bata bem com o fouet! Acrescente o leite aos poucos, batendo e após, também aos poucos, a farinha misturadinha com o fermento e bicarbonato. Nesse momento, voce pode "temperar" a massa com o que preferir.
Coloque um fundinho de massa na forma, um cubo de recheio e mais um pouco de massa, deixando 1 dedo para crescer. Asse em forno baixo.



2 comentários:

Bebella disse...

Passo mal....nham!!! =P

João disse...

Pri...
eu realmente me pergunto:

_ Porque eu teimo em ver suas receitas?
deve ser alguma veia entupida no meu cérebro, ou então sou masoquista...
Eu vejo essas coisas e depois a baba fica escorrendo,,, que delícia..

um dia eu quero aprender a tirar fotos iguais as suas,, as minhas saem mei apagadinhas... eu só consigo tirar as fotos à noite, que é qdo faço as receitas, então a iluminação não ajuda... vc usa alguma iluminação em especial?