Pri Koiyama na cozinha

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Batata Duquesa, uma batatinha muito da fresca!


Salve, salve!
Cá estou eu para contar a minha experiência culinária de domingo. Fui preparar o almoço, e inventei de fazer rolo de carne recheado com queijo, tomate e rúcula. Para acompanhar, pensei em salada e arroz. Não satisfeita, resolvi pecar no carboidrato, e preparar uma bata que há tempos eu queria fazer: a batata duquesa (Duchess potato).
Aliás, este nome "Duchess Potato" soa luxo, hein? E a danadinha da batata apesar de simples, é bem fresca mesmo. Confesso que pus a massa no saco de confeitar de plástico e PLOFT! estourou! Tive que pegar um de tecido bem resistente e começar tudo de novo. E haja força no bracinho...Mas valeu a pena!
Também pensei em fotografar o passo a passo, e minha câmera resolveu ficar sem bateria bem na hora. Sobrou a filmadora...quando inventei de fazer fotos com ela e vídeos curtinhos. Concluí: não tenho nenhuma habilidade de filmar com uma mão e trabalhar com outra! Preciso de um tripé! Então, não sejam críticos com os vídeos, é apenas para ajudar, ok?
Experiência relatada, vamos ao que interessa: a Receita!

Ingredientes:

4 batatas grandes com casca e muito bem lavadas, cozidas
sal
pimenta do reino
50 grama de queijo parmesão ralado
3 gemas (meia gema você separa para pincelar)
2 colheres de sopa de manteiga com sal
1 colher de sopa de água

Preparo:

Com as batatas muito bem cozidas, corte-as ao meio e passe-as no espremedor de batatas (tcharam! mágica: sai o purê, ficam as cascas!). Leve estas batatas ao fogo por cerca de 3 minutos, mexendo o tempo todo, para que percam mais umidade. Separe as batatas espremidas para que esfriem um pouco (5 minutos). Tempere com sal, pimenta e queijo ralado e manteiga. Prove o sal. Adicione as gemas, reservando meia gema(que será misturada com a água para pincelar). Sim, reserve essa quantidade inusitada! Misture bem os ingredientes e coloque-o em um saco de confeitar com um bico grande de sua preferência. Aqueça o forno na temperatura máxima. Forre uma forma com papel manteiga untado com manteiga ou unte e enfarinhe uma forma. Faça "suspirões" de batata lado a lado. Misture a água e a gema, e com o pincel, apenas toque as batatas com esta mistura. Leve para assar em forno médio até dourar.




Uns vídeos nada técnicos nos links:


Passo a passo com musiquinha e tudo:


os ingredientes

A textura da massa:

No bico de confeitar:


beijos people!!!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa, ficou tão bunitinhu gente! rsrsrs
Fica parecendo um daqueles doces de coco (que por acaso esqueci o nome agora).
E pelo nome é um luxo mesmo! rsrs

Bjusss
http://abrindooapetite.blogspot.com/
http://omundodemichy.blogspot.com

Paula Pacheco disse...

Menina, adorei essa frescura, vou tentar fazer, parece fácil...ficaram lindas,
bjs
Paula

Alessandra disse...

Pri,que legal que vc fez o cinnamon roll. Tirou fotos? Dojeito que vc e caprichosa deve ter ficado mais bonito que os meus...
Essa batata ta um show!