Pri Koiyama na cozinha

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Doação de órgãos

Oi gente!
Como já disse há muito tempo, pra quem é do interior do nosso Brasil, a cozinha é o lugar da casa que costuma sediar as grandes reuniões e conversas, das mais sérias até aquelas prosas boas, com risadas deliciosas. É nela que preparamos o alimento do corpo e da alma.
E não a toa meu blog é o " na cozinha tem ...", porque aqui tem: comida, dicas, fotos, desabafos...
Agradeço a presença de seguidores e visitantes.

O assunto de hoje é doação de órgãos. E vou tratar do assunto de forma breve e objetiva.
Doar, do latim donare, significa fazer uma doação, entrega. A doação de órgãos e tecidos tem crescido em nosso País, conforme estatísticas, mas ainda está longe do desejável. Uma maior conscientização é necessária, uma mobilização individual de cada um de nós para fazer valer nosso direito de escolha.
Em seu documento de identificação, o RG, consta se você é ou não doador de órgãos e tecidos, um direito de opção sua. Entretanto, nem sempre esta vontade manifesta poderá ser cumprida, o que torna os índices de doação muito abaixo do desejável para salvar mais vidas, e sabe porquê?
Porque a decisão final será de sua família. Embora a escolha seja sua, se no momento da sua morte sua família não quiser a doação, pouco importará sua vontade, sendo a decisão deles a única a ser acatada. Portanto, embora ninguém goste de pensar na hipótese de morrer, é legal conscientizar seus familiares e amigos de sua vontade. Lembre-se, quando acaba sua vida mas há a hipótese de aproveitramento de órgãos vitais, esta doação não lhe importará em mais nada, mas há quem precisa e ainda reúne condições de se manter vivo, é a esperança e a chance de prorrogar a vida.
Assim, não é demais dizer que doar é um gesto de amor ao próximo, tampouco que doar órgãos é doar vida.
Eu sou doadora!
Seja consciente, passe adiante essa idéia e faça valer sua escolha de vida!

E quer doar vida em vida? doe sangue!


meu twitter: @prikoiyama

o twitter do doador: @doadordeorgaos

um site especial: http://doevida.com.br/ 

vale a pena ler: leia aqui


semeie esta idéia!!! beijos





Um comentário:

Ministério disse...

Olá, blogueiro (a),
Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude