Pri Koiyama na cozinha

domingo, 21 de agosto de 2011

Caldo Verde

Hello people!
Sei que estou há quase um ano em falta com as atualizações do blog...é que envelhecer traz responsabilidades de toda espécie: com trabalho, cachorro (filha peluda), cuidados com a saúde e corpo e, por fim, manter a sanidade!
Até que enfim fez um friozinho neste inverno meia boca! E vamos combinar, como Bauru é quente! Sexta feira, 23:00hs e tínhamos 27º...no inverno...que tal? Não nasci pro calor, mas, enfrentar é o caminho!
Vamos aproveitar o tempinho e preparar uma delícia com raízes portuguesas? Caldo Verde é a pedida de hoje!

Importante: fiz a receita de acordo com meu paladar, sem preocupar-me com o "padrão" ou tradição, acrescentado, inclusive, cenoura! Integra o tempo de preparo a higienização da couve, batatas e etc.

Este caldo saboroso acompanhou um bom vinho e um pãozinho crocante!



Caldo Verde da Pri

tempo de preparo: 1 hora
serve: 6 pratos

Ingredientes

azeite para refogar (1 colher de sobremesa)
1 linguiça calabresa em rodelas
1 paio em rodelas
6 batatas grandes descascadas e cortadas ao meio(1 kg)
3 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de pimentão vermelho
1 cenoura em rodelinhas (opcional)
1 cubo de caldo de galinha
1 pitada de sal
Pimenta vermelha a gosto
couve rasgada a vontade (usei 4 folhas)
2l de água

Preparo:

Na panela de pressão refogue o alho até dourar. Junte a cebola, a pimenta vermelha e o pimentão, refogando bem. Coloque as linguiças e deixe corar por 5 minutos. Acrescente as batatas, a cenoura, o caldo de galinha e a água. Tampe a panela e deixe cozinhar, quando pegar pressão por 10 minutos. Despressurize a panela e retire as batatas, que deverão ser, então, espremidas. Junte o "purê" de batatas ao caldo, mexendo bem. Prove e sal e corrija-o. Deixe ferver por 15 minutos, momento em que o caldo irá apurar e ficar grosso. Acrescente a couve, abafe e deixa cozinhar por 1 minuto. Desligue e sirva!


Nenhum comentário: