Pri Koiyama na cozinha

domingo, 10 de maio de 2015

Pão de Queijo Light

Quem é mesmo que não gosta de pão de queijo?
Difícil encontrar quem não goste desta iguaria com sotaque mineiro, os quentinhos, cheirosos e apetitosos pães de queijo fazem parte da nossa vida. Prático, vai bem como café da manhã ou lanche, purinho ou recheado. Ainda, o pão de queijo é bastante utilizado para dietas com restrição de glúten, sendo um alimento permitido aos celíacos.
Vale lembrar que não possui glúten, mas é bastante calórico, vez que sua base é o polvilho, que consiste no amido da mandioca, além de conter boas quantidades de queijo e óleo nas receitas tradicionais (levam um copo de óleo).
Para reduzir esse volume de gordura, tentei modificar a receita e arriscar, e deu bem certo! Não é algo com baixas calorias, mas pode ser considerado light se comparado ao tradicional! Ainda, para reduzir o impacto do índice glicêmico, adicionei chia, que em nada alterou o sabor!
Vamos compartilhar!


Pão de Queijo Leve da Pri

rende cerca de 60 unidades coquetel.

500 g de polvilho Azedo
250 g de polvilho Doce
400 ml leite desnatado quente
400 g de queijo meia cura ralado grosso (pode ser usado um mix com metade de parmesão e muçarela caso não encontre o meia cura, que é melhor)
1 1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo
2 ovos
4 colheres de sopa de chia

Inicie misturando em uma vasilha grande os dois polvilhos, reserve.
Ferva o leite com o óleo e o sal. Despeje sobre o polvilho e vá mexendo com uma colher de pau, buscando homogenizar a mistura. Este processo de escalde exige braço, não adicione mais água. Com a massa mais fria, adicione o queijo, os ovos e a chia e é hora de por a mão na massa, sovando bem. Quando a massa estiver bem homogênea, leve à geladeira por 30 minutos para descansar.
Após, unte as mãos com óleo e faça bolinhas, dispondo-as sobre uma assadeira. Caso pretenda congelar, leve a assadeira ao freezer por 1 hora e logo adiante, descole as bolinhas e guarde-as em um saco de freezer congelado para assar sempre que quiser. Quando for assar, deixe uma distância de pelo menos e dedos entre eles, para que o calor circule bem e asse de forma uniforme!

é só comer!



Gostou? Deixe seu comentário, compartilhe com os amigos!

Abraços, uai!

Nenhum comentário: