Pri Koiyama na cozinha

domingo, 24 de maio de 2009

O tal bolo de fubá cremoso


Minha mãe tem uma cisma daqueeeelas com Bolo de fubá cremoso. Ela vive falando que algumas décadas atrás, um colega de empresa trazia um bendito bolo, que a mãe fazia, e era um creme sem fim.

Dando aquela passeadinha no Orkut, na comunidade CULINÁRIA-RECEITAS (  http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=72472 ), achei uma receitinha deste bolo, da Maria Aparecida, e resolvi testar.

Ficou uma delícia o sabor e bem curioso, mas não ficou aqueleeeeeee creme porque usei um fubá mais grossinho, pré-cozido e tasquei coco ralado...então nasceu um novo bolo: o bolo-polenta!

O sabor é tão bom quanto o engraçado título! Passo a receita à vocês! Muita atenção ao preparo.

 

Bolo de Fubá cremoso

4 ovos (sem a pele)

2 copos (tipo de requeijão) de açucar

4 copos de leite integral

2 colheres (sopa) de manteiga

1 1/2 copo de fubá bem fininho (mimoso/ NÃO USE O O PRÉ-COZIDO)

1/2 copo de farinha de trigo

1 colher (sopa) de pó royal

2 colheres de sopa de queijo ralado

 

Preparo:

 

Primeiro verifique a capacidade de seu liquidificador. O meu é pequeno (1,5 litros), portanto a receita deve ser dividida para ser feita.

Unte e enfarinhe uma forma redonda de mais ou menos  30 cm de diâmetro ou uma retangular alta média.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje sobre a forma. caso seu liquidificador seja pequeno, você irá dividir a receita em 2 partes, para bater. Separe uma vasilha grande. Coloque metade dos ingredientes, bata bem e despeje sobre a vasilha. Bata os outros e repita a operação. Misture com uma colher as duas partes batidas e despeje sobre a forma.

A massa é altamente líquida, não precisa entrar em pânico! Asse em forno médio ou mínimo, até começar a ligeiramente dourar na lateral. espete uma faca e veja se sai praticamente limpa, estará pronto!



Nenhum comentário: