Pri Koiyama na cozinha

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cuscuz de Cavalinha PRIguiçoso



Oie gente! To meio devagar na cozinha!
É tempo de estudar. Na verdade nem tenho ido. Para quebrar esse jejum culinário, domingo fui matar minha lombriga de comer cuscuz, que adoro!
Fique pensando cuscuz de que fazer, e optei pela cavalinha, um peixinho de água salgada, o qual encontrei em conserva, como sardinha. Não conhecia e resolvi experimentar. É bom. Assemelha-se à sardinha, embora um pouco mais suave.
Não sou fã de fazer o bendito cuscuz com um zilhão de enfeites, primeiro porque não tenho lá mita paciência para empilhar ervilhas, tomates e afins, segundo porque ao cortar eles despencam. Meio prática neste aspecto!
Minha receita não traz nada de "oh, meu Deus, que incrível, que invenção", mas é bem saborosa e levinha. Vamos ao ti-ti-ti e troca de figurinhas!


Cuscuz Priguiçoso

1 lata de tomate pelado (uso por que é menos ácido, meu estômago agradece) ou 3/4 de lata de molho de tomate comum;
1 lata de milho verde escorrido;
1 lata de ervilha escorrida (ou 1 xícara de ervilha fresca levemente cozida);
1 lata de cavalinhas em conserva ou 1 lata de sardinha escorrida;
1 cebola picada;
4 colheres de sopa de pimentão verde picado;
6 colheres de sopa de pimentão vermelho picado;
2 tomates sem pele e sementes picado;
4 colheres de sopa de azeitona picadinha (ou fatiada);
1/2 vidro de palmito picado grande;
3 ovos cozidos fatiados
1 pitada de orégano;
molho de pimenta;
cheiro verde a gosto;
2 xícaras de água;
2 colheres de sopa de azeite;
2 dentes de alho amassados;
1 envelope de sazon;
1 1/2 cubo de caldo de galinha;
4 colheres de sopa de farinha de mandioca;
1 e 1/2 de xícaras de farinha de milho em flocos.

Preparo:

1 - Primeiro unte uma forma de buraco com óleo, e separe os ingredientes. Eu fiz numa forma média e bem alta.
2 - No azeite, refogue o alho, acrescente a cebola e os pimentões e refogue bem.
3 - Junte a cavalinha.
4 - Acrescente o molho de pimenta
5 - 6 - Junte o molho de tomates
7 - 8 - o caldo de galinha e a água. Deixe ferver.
9-10-11 - acrescente o sazon, o milho e a ervilha e deixe cozinhar por 5 minutos.
12 - forre a forma untada com os enfeites que voc~e preferir. usei ovos, pimenta de bico e cheiro verde.
13 - junte o palmito e o cheiro verde.
14 - acrescente a farinha de mandioca e em seguida
15- a farinha de milho
16 - mexa bem até que a massa esteja bem "colenta" e desprendendo do fundo da panela.
17 - coloque na forma apertando bem.
18 - cubra com um papael alumínio, com as mãos aperte a massa na forma e alise. Espere esfriar por cerca de 40 minutos e desenforme.

Nenhum comentário: