Pri Koiyama na cozinha

sexta-feira, 26 de março de 2010

Almôndega/hamburger Nutritivos

Olá!
Voltando a postar!
Hoje foi dia de fazer endoscopia para fazer um diagnóstico seguro para o estômago tão chatinho. E sabe que foi muito é bom? Com o sedativo, acabei descansando. O diagnóstico eu já sabia: novamente eu brigando com a bendita gastrite. Já vivemos umas guerrinhas desde os meus 14 anos...e lá vou eu novamente firmar na dieta que já estou fazendo, fazer exercícios e tomar medicação. Jajá tô óteeeema!
Vamos dividir então as receitas que ando montando nessa fase light!
Resolvi fazer massa para hamburger ou almôndega, para dar aquela variada no cardápio. Usei proteína de soja, carne magra, temperitos e  cereais. Vamos na receita?

Ingredientes:

3/4 de xícara de chá de proteína de soja texturizada(pts - a da Camil é ótima)
11/2 xícara de carne moída magra (acém ou patinho)
2 colheres de sopa de farelo de trigo
2 colheres de sopa de aveia fininha
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 colher de chá de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
1 cebola pequena
300 ml de água fervente
2 colheres de sopa de shoyo
1 ovo
cheiro verde, sal e pimenta a gosto.

Preparo:

Primeiro despeje a proteína de soja numa vasilha e sobre ela a água fervente e o shoyo. Deixe descansar por 5 minutos antes de usar. No processador coloque todos os ingredientes e vá utilizando a tecla pulsar para que forme a massa. Para provar o sal, vai minha dica: esquente uma frigideira e passe por ela uma colherzinha da massa. Assim, se faltar tempero, dá tempo de corrigir.
Deixe a massa descansar na geladeira por cerca de 1 hora.
Molde hamburgeres ou almôndegas, como preferir. Disponha-as sobre uma assadeira e leve ao congelador em aberto até que congele. Coloque-as em um saco de freezer e use congelado.
Dica para quem não está em dieta: Recheie cada almôndega com um cubinho de queijo!

Como preparei?
Untei um refratário com azeite. Coloquei as almôndegas e levei ao forno. Após 20 minutos, coloquei sobre as almôndegas meia cebola em fatias ultra finas e novamente levei ao forno por 15 minutos.
Piquei um tomate, pimentões vermelho e amarelo.Coloquei sobre as almôndegas e sobre isso tudo, um sachet de molho de tomate. Levei novamente ao forno até que o molho fervesse por cerca de 10 minutos.
indo para o congelamento


prontinhas


ela cortadinha!

2 comentários:

Sandra Peres disse...

essa receita é muito boa, foge dos conservantes e está cheia de fibras...

Paula Pacheco disse...

Que delicia de almondega, ja fiz faroda com pts, eu adorei, ha muito tempo atras eu vivia em vegetarianos, foi uma otima fase, também adorei seu peixinho, a salada colorida hummm so coisas saborosas
bjs
Paula