Pri Koiyama na cozinha

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Risoto de Bacalhau


A dupla vai pra cozinha e o jantar tem sido especial. E a duplinha anda numa vibe risotos... aguardem e verão!
A dica de hoje cai perfeita como prato único. Sabor e aroma em harmonia em uma combinação simples e de fácil execução. Mas lembre-se: o risoto exige ser servido em segundos após o preparo, portanto, os convidados devem aguardar à mesa! Tenha um bom azeite extra-virgem e delicie-se!

4 porções generosas

Ingredientes:

300 g de bacalhau dessalgado desfiado em lascas grandes (cuidado para não ficar muito salgado tampouco sem sal)
3 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de cebola picadinha
1 colher de sopa de azeite
2 xícaras de chá cheias de arroz arbóreo
1,5 l de água fervente
pimenta de sua preferência à gosto (mas nem tanto, seja sutil)
1 xícara de vinho branco seco ou branco frisante brut
1 colher de sobremesa de manteiga
cheiro verde e parmesão para finalizar.

Coloque a água para ferver. Em uma panela grande e aberta (ideal uma grande frigideira ou wok) leve ao fogo o alho e azeite, até ganhar um leve dourado. Junte a cebola e refogue por 1 minuto. Em seguida, o arroz arbóreo, lembrando que não deve ser lavado. refogue bem o arroz por cerca de 1 minuto. Coloque cerca de 1 xícara de água fervente, mexendo sempre. Quando a água for começar a secar (arroz mantem-se bem molhado), vá acrescentando água fervente concha a concha, mexendo sempre por cerca de 6 minutos. Acrescente o bacalhau, mais água, mexa delicadamente. Vá acrescentando a água, e observe o ponto do arroz: deve ficar macio (porém al dente), bem molhado. Prove o sal, corrigindo-o se necessário. Acrescente a pimenta e o vinho. Mexa bem, acrescente a manteiga e cerca de 4 colheres de sopa de parmesão ou grana padano ralado, mexa e sirva imediatamente. Salpique cheiro verde e parmesão. Sugere-se regar com azeite na hora de degustar.


Bebida selecionada para harmonização: Frisantes nacionais Saint German (Vinícola Aurora). Usamos o Demi sec (mais doce) e o Brut (mais seco). vale a pena provar, excelente custo-benefício! Mas se é bebida, o Marcos depois resenha aqui!


Nenhum comentário: