Pri Koiyama na cozinha

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Risoto de Camarão


A postagem de hoje vai deixar muita gente com água na boca! Um prato simples, leve e perfeito para um jantar a dois! Tínhamos um Black Tower Pinot Noir pra beber e nenhuma idéia do que preparar para um jantar rápido. Uma passadinha no mercado e...Saiu um risoto delicioso, mas preferimos não indicar o vinho para acompanhá-lo. Fica a dica de um Rosé, um brut ou um Sauvignon Blanc.

E conto a vocês que estou de molho - e por isto postando - em repouso após uma punção para colheita do líquor por suspeita de meningite. Sorte ter dado negativo, mas agora é necessário repousar bem. Todos saudáveis, um brinde à vida, vamos à receita!


Risoto de Camarão e Legumes




Para duas pessoas

2 dentes de alho picados
500 g de camarão médio limpo (opcional deixar apenas a casquinha)
1 xícara de mix de legumes congelados
1/2 xícara de champignon laminado
1 xícara cheia de arroz arbóreo (italiano para risoto)
1 cubo de caldo de peixe (se encontrar)
1 l  de água fervente (deixe na panela com uma concha)
1 colher de sobremesa de manteiga (margarina não!)
4 colheres de sopa de queijo parmesão fresco ralado
azeite extra virgem (para dourar o alho use uma colher de sobremesa e a frio, para servir)
sal
mix de pimentas preferencialmente moídas na hora

Preparo:

Inicialmente tempere seu camarão limpo com um pouco de sal e reserve. Em uma frigideira grande e funda ou panela bem aberta, refogue o alho em uma colher de sobremesa de azeite sem deixar dourar. Junte o arroz e refogue-o por alguns segundos. Acrescente três conchas de água e o cubo do caldo de peixe, mexendo até diluir (mantenha em fogo baixo). O nível da água irá baixar (cerca de cinco minutos), mas antes de secar, acrescente mais duas conchas de água, mexendo bem. Adicione os legumes e abafe com a tampa por 2 minutos. Mexa novamente.
Prove o arroz para verificar o ponto (se o grão ainda está muito duro). Caso esteja duro, acrescente mais uma concha de água e deixe cozinhar mexendo lentamente por mais 2 minutos. Acrescente os camarões, mais uma concha de água e abafe (camarão nao deve cozinhar mais que três minutos. Verifique o ponto do arroz e o sal. Sendo necessário, corrija o sal e acrescente um toque de pimenta. Estando macio, junte o champignon, a manteiga e o queijo, deixando bem molhadinho. Sirva imediatamente.

(um minuto antes de finalizar com cogumelo, manteiga e queijo, verifica-se bastante líquido, dando cremosidade ao prato)



sirva com azeite para regar



sugestão de Vinho: Rosé produzido em SC - Villa Francioni (divino)


*E o caldo de peixe? que passa?

Mistério é o desaparecimento dos cubinhos de caldo de peixe das prateleiras dos mercados. nenhuma marca nacional os manteve no mercado. Com sorte, conseguimos este italiano no Pão de Açúcar.  Mas se não encontrar, prepare um caldo de peixe com cabeça e carcaças ao modo tradicional...só vai demandar mais tempo.



Nenhum comentário: