Pri Koiyama na cozinha

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Soda Italiana Caseira

Gente, e o calor mostrando suas garrinhas.
E dá aquela vontade de umas bebidinhas refrescantes... aquele chopinho trincando, aquela caipirinha caprichada... Mas e se você não gosta/ não bebe/ não pode consumir álcool? Dê um tempo dos sucos e refrigerantes, vem pra Soda Italiana!

O modo tradicional é usando xarope de fruta industrializado e colorido com toda sorte de corantes (Monin, Routin, Kaly), gelo e água com gás. Mas o meu modo é bem diferente e bem menos prático, mas especialmente gostoso. Preparo uma calda espessa de frutas, que fica na geladeira, aguardando o preparo do drink, quando der vontade.

É muito refrescante!!!


Vamos lá:

Ingredientes da calda:

10 morangos (ou 2 polpas congeladas)
1/2 xícara de amora (ou 1 polpa congelada)
1/2 xícara de framboesas (ou 1 polpa congelada)
500 g de açúcar cristal
1 xícara de água (panela) + 3 xícaras de água (liquidificador)

Preparo:

Em uma panela média, despeje 500 g de açúcar cristal (usei orgânico) e 1 xícara de água, deixe em fogo médio fervendo.
No liquidificador bata as frutas ou polpas com 3 xícaras de água.  Quando a fervura de açucar estiver amarelada, despeje o conteúdo do liquidificador, mexendo até que esteja homogêneo. Deixe apurar até que ganhe o aspecto de calda, irá reduzir à metade do volume inicial. Deixe esfriar por completo e armazene na geladeira em um potinho de vidro esterilizado previamente.

Para a Soda:

Calda
Gelo
Limão
Água com Gás

Preparo:

No fundo do copo coloque 5 colheres de sopa da calda. Esprema meio limão. Intercale fatias de limão e 3 cubos de gelo. Despeje a água com gás, sem mexer. Aguarde 30 segundos para servir.

Eu deixei que cada pessoa pudesse misturar seu drink com um canudinho!

Enjoy!

Nenhum comentário: